Dúvidas Frequentes

Se você está intrigado com a ideia da hipnoterapia, mas não tem 100% de certeza do que é ou o que envolve - você veio ao lugar certo. Se você deseja aliviar a ansiedade ou encorajar hábitos saudáveis, a hipnoterapia pode ajudar muito. Aqui, vamos passar por algumas duvidas frequentes para ajudá-lo a entender o que é hipnoterapia, como ela pode ajudar você a transformar a sua vida hoje!

Eu vou ficar inconsciente durante a sessão?

As pessoas ficam 20% mais conscientes durante o transe! Estar inconsciente durante o transe é um mito. Quando em transe a mente fica em um estado hiperconsciente, 300x mais rápida que o estado normal de vigília.

Eu vou lembrar do que aconteceu durante a sessão?

Como você esta completamente alerta, você se lembra da sessão. Um preconceito muito comum, é acreditar que ao final de toda hipnose há sempre uma amnésia do conteúdo transmitido. Esta premissa não é verdadeira, pois a amnésia espontânea pode ou não ocorrer durante o processo. 

E se eu não conseguir entrar em transe. Isso pode acontecer?

É possível, porém improvável. A maioria das pessoas conseguem se beneficiar da hipnose como ferramenta facilitadora do tratamento psicoterápico. Muitas pessoas têm uma certa ideia do que é hipnotismo e acreditam que, por estarem completamente cientes do que está acontecendo e serem capazes de responder, não estão hipnotizadas. O transe hipnótico e um estado mental completamente natural, em que entramos diariamente. Você esta em transe quando assiste TV, ouve música, sonha acordado ou ate mesmo quando dirige.

Eu vou perder o controle ou contar algum segredo durante a sessão?

Como a mente está em um estado hiperconsciente você está mais no controle do que nunca! Na prática a hipnose tem muito mais a ver com ganhar o controle sobre os seus pensamentos e sentimentos do que qualquer ideia relacionada a perder o controle. Você não contaria um segredo que não queira. Para conseguirmos resultados, por outro lado é imprescindível que você confie no seu hipnoterapeuta. As sessões são confidenciais e as suas informações estão completamente seguras conosco.

O hipnoterapeuta pode me controlar como fazem os hipnotistas de palco?

Um hipnotista de palco testa a audiência para encontrar as pessoas mais desinibidas que querem se divertir, por isso utiliza-se hipnose para entretenimento. As pessoas da audiência foram escolhidas por serem as mais desinibidas e estarem dispostas a performar feitos engraçados no palco como comer cebola ou imitar uma galinha. O hipnotista não controla essas pessoas, a hipnose de palco é operada pelas mesmas regras da hipnose clínica - você sempre tem a escolha de aceitar ou não a sugestão. Se não quiser de verdade, ela será rejeitada e não haverá mudança. 

O tratamento com hipnose é garantido?

A hipnoterapia trás resultados fenomenais em alguns casos, mas a resposta a esta pergunta é a seguinte: obviamente, não. Se alguém te garantir que vai curar a sua depressão, recomendo que você fuja! Nenhum tratamento é capaz de resolver o problema de todos. Até porque os indivíduos são diferentes e as causas dos problemas também são. Os traumas e padrões disfuncionais tratados com este método, às vezes, não são a principal causa do problema.

Como posso ajudar a obter sucesso no meu tratamento? 

Uma questão fundamental que é a chave para o sucesso ou a falha da hipnose: No momento em que ouvir a sugestão com a sua mente consciente (durante o transe) você deve fazer uma escolha entre quatro - aquela pela qual optar, determinará se a sugestão é permitida ou rejeitada a entrar na mente subconsciente. Se for permitida, você terá a mudança que veio buscar, se for rejeitada não haverá mudança. As quatro escolhas são:

  1.  A primeira poderia ser quando você escuta a sugestão e pensa algo do tipo “Nossa, gostei dessa sugestão. Sei que vai funcionar.”  Essa atitude mental em nível consciente permite que a sugestão entre no seu computador interno, a mente subconsciente, e a mudança comece. Infelizmente existem outras 3 atitudes mentais que bloqueariam a sugestão de ser aceita, são elas:

  2. “Nossa gostei dessa sugestão, espero que funcione“ - A palavra espero significa falha automática para a sua mente, portanto fique longe dela.

  3. ”Essa sugestão é desconfortável pra mim” - Apenas sugestões benéficas a você serão utilizadas e se alguma delas for desconfortável ela será automaticamente bloqueada pela mente.

  4. “Sou neutro em relação a essa sugestão, não me importa se vai funcionar ou não” - Se você opta por essa atitude mental é como se fosse uma sugestão sem significado para você, a mente então automaticamente bloqueia e ela não entra no seu subconsciente.

Hipnoterapia é ligada a alguma religião ou é um tratamento espiritual?

Não, não está ligada à religião ou espiritualidade, embora seja utilizada em muitas religiões. A terapia é baseada apenas em conceitos da psicologia moderna como traumas, subconsciente e outros. Além disso, não há perda de controle ou de consciência conforme explicado acima. Portanto, não há nada que impeça que alguém religioso se beneficie da hipnose clínica.

Mas, já ouvi falar de regressão para vidas passadas. Tem alguma relação?

Há pessoas que usam a hipnose como um veículo para esse tipo de experiência. Contudo, não é assim que um hipnoterapeuta focado em resolver problemas emocionais utiliza a hipnose. O foco é quebrar padrões disfuncionais que foram sendo aprendidos inconscientemente ao longo desta vida mesmo. Não é um tratamento espiritual. Independente de sua crença, existe a possibilidade de o cliente voltar a uma vida passada durante uma regressão, caso aconteça, trataremos a causa normalmente como tratamos eventos dessa vida. O hipnoterapeuta vai trabalhar com a composição que a mente do paciente formulou a partir daquela memória, seja ela muito real, uma metáfora, ou mesmo cheia de informações falsas – para o tratamento a natureza da memória é indiferente. A preocupação maior não deve ser se aquela memória é verdadeira ou não, mas sim o sentimento e a reação que estão associados àquela memória. A hipnose ajuda a acessar essas informações cruciais que, de uma forma ou de outra, estão armazenadas em nosso inconsciente.

Como funciona o tratamento?

Primeiro, você deve passar por uma consulta na qual serão avaliados tanto os aspectos psicológicos quanto os médicos do seu caso. Também será avaliado se a hipnoterapia é realmente uma boa opção de tratamento para você. Se for indicado, nós agendamos a sua primeira sessão de hipnoterapia logo após a primeira consulta. Na GMO Hipnoterapia utilizamos a "Terapia Transformadora" (uma forma de terapia muito poderosa, rápida e eficaz, com efeitos duradouros.) integrada ao processo de Hipnoterapia OMNI (Certificação ISO 9001) . As sessões geralmente duram entre 1 hora e meia até 3 horas. 

Quantas sessões são necessárias?

É muito difícil prever o número de sessões com exatidão. Entretanto, trabalhamos apenas com algumas sessões de hipnoterapia, não sendo um tratamento que se estende por anos. Muitos problemas podem ser resolvidos entre 1 e 3 sessões. Em média, tratamentos duram 3 sessões.  Se não houver resultado depois de 3 sessões então reavaliaremos a situação e analisaremos a possibilidade de migrarmos para outros tipos de tratamento caso necessário.

Ainda ficou com dúvida? 

Fale diretamente com a hipnoterapeuta: