Fobias e medos

Atualizado: 21 de Jul de 2020

Existem muitas condições que as pessoas simplesmente aceitam assumindo que não há ajuda ou cura disponível. Fobias de todos os tipos geralmente se enquadram nessa categoria. A pessoa provavelmente vive com a fobia desde que se lembra e apenas a aceita pelo que é.



Existem diferentes tipos de fobias e nem todos os medos são fobias.


As pessoas freqüentemente confundem medo com fobia. Um exemplo comum é que muitas pessoas dizem que têm “medo de voar”, mas ainda voam quando necessário, a negócios ou a lazer. No entanto, um fóbico com medo de voar simplesmente não o faz sob nenhuma circunstância. Eles nunca viajam para o exterior, e quando viajam vão de barco, de carro ou de trem. Se, em caso de emergência, é imperativo que eles voem, muitos são sedados pelo médico de antemão, pois é a única maneira que eles sabem que funcionará a curto prazo. No entanto, eles ainda terão uma fobia e terão a mesma reação na próxima vez que o voo for sugerido.


Você sofre algum desses sintomas de fobia?


Sintomas de fobia:


  • Inquietação incontrolável quando você sente medo.

  • Você faz o possível para evitar o que você teme.

  • Você é incapaz de realizar atividades normais por causa do seu medo.

  • Reações físicas como sudorese, aumento da frequência cardíaca, dificuldade em respirar ou sensação de pânico ou ansiedade intensa.

  • A fobia é originária da palavra grega para “medo”. É um forte medo contínuo de situações, atividades, objetos ou pessoas. O principal sintoma desse distúrbio é o desejo excessivo e irracional de evitar o sujeito temido.


Então, basicamente, as fobias são um tipo de transtorno de ansiedade muito parecido com o medo e o pânico.



A hipnose para fobia vai funcionar para mim?


A hipnose tem uma taxa alta de sucesso ao ajudar as pessoas a superar suas fobias de uma vez por todas. A hipnoterapia lida diretamente com a causa atingindo a mente que lida com as sensações e reações fóbicas.

Ninguém nasce com medo de voar ou de aranhas, essas fobias se desenvolveram ao longo de vários anos, tornando-se cada vez mais fortes, ou podem ter resultado em um incidente em particular que ocorreu quando a pessoa era criança. Outras fobias são aprendidas por pais ou irmãos mais velhos. Se um pai corre gritando toda vez que uma aranha aparece, por exemplo, é provável que a criança pequena conecte os dois e desenvolva o medo também.


O que acontece durante uma sessão de hipnoterapia para fobias?


Para lidar com a fobia, o hipnoterapeuta guiará o cliente a um estado de relaxamento profundo. Uma vez que seu corpo e sua mente estejam totalmente relaxados, seu hipnoterapeuta poderá acessar sua mente subconsciente identificando a emoção atrelada ao problema. Mesmo que o cliente não consiga se lembrar conscientemente do incidente exato que levou a um medo ao longo da vida, não importa, pois a memória será armazenada na memória do subconsciente. Enquanto em transe, o hipnoterapeuta ajudará o cliente a ajustar essas memórias e colocá-las em perspectiva.


Muitas pessoas se incomodam por reagir a uma fobia, pois sabem que estão sendo irracionais, mas simplesmente não conseguem evitar. Eles também podem ter sentimentos de culpa se seus entes queridos sofrerem como resultado de sua fobia. As férias em família são restritas se um membro da família se recusar a voar ou tiver medo de mar aberto. Outros podem ter suas vidas diárias interrompidas se esse medo for um cão, por exemplo. Toda vez que saem, ficam nervosos e em pânico ao ver um cachorro, mesmo que ele esteja na pista do outro lado da estrada. Eles podem se recusar a visitar um parente ou amigo, se tiverem até o cão mais calmo.


Se a fobia é realmente ruim, a pessoa pode até mostrar todos os sintomas de ser fóbica, mesmo com a simples menção do que teme. Uma foto de um palhaço pode resultar em tremores e suores, como se o palhaço estivesse bem na frente deles. Racionalmente, eles sabem que não é real, mas as reações fóbicas são reais, resultando nas mesmas sensações.


A maioria das fobias podem ser testadas no final da sessão, avaliando a reação do cliente enquanto fala sobre a causa ou mostrando uma foto. Uma vez que a fobia tenha sido tratada, a pessoa pode levar uma vida completa sem medo, sabendo que o medo não voltará.


Se os sintomas da sua fobia estão atrapalhando sua vida agende sua consulta conosco aqui.

#hipnoterapia #hipnose #fobias #hipnoseclinica #saude #saudeemocional #medo

29 visualizações