Dificuldades para dormir & insônia

Dormir é algo que todo nós precisamos. Desempenha um papel vital em nossa saúde física e mental. Além de fazer você se sentir cansado, a falta de sono pode levar a doenças físicas e aumentar o risco de doenças cardíacas.


Não dormir o suficiente pode causar ansiedade e dificultar a concentração.

Nesse artigo exploraremos o que é insônia, o que causa o problema e como a hipnoterapia pode te ajudar.




O que é insônia?


Insônia é definida como dificuldade em dormir ou em dormir por tempo suficiente para se sentir bem na manhã seguinte.


A maioria de nós já teve um sono interrompido e sabe como é quando você parece que não consegue adormecer. Pode ser que você esteja pensando no dia seguinte ou tenha tomado um café perto da hora de dormir. Talvez você tenha achado fácil adormecer, mas continua acordando a noite toda. De qualquer maneira, uma noite mal dormida pode fazer você se sentir esgotado e irritado no dia seguinte. Aqueles que sofrem de insônia experimentam isso regularmente.


Embora a insônia possa afetar qualquer pessoa em qualquer idade, pessoas com mais de 60 anos e mulheres parecem ser mais suscetíveis.


Diferentes tipos de insônia


Existem muitos tipos diferentes de insônia, mas geralmente são divididos em duas categorias:


Insônia temporária


A insônia é classificada como temporária ou aguda se durar entre uma noite e três ou quatro semanas. As causas comuns de insônia temporária incluem jet lag, alteração na rotina ou trabalho, estresse, cafeína e álcool.


Alguns casos de insônia temporária são denominados insônia transitória ou intermitente. É quando a pessoa está enfrentando problemas de sono periodicamente durante meses ou anos.


Insônia persistente


Isso também é conhecido como insônia crônica. Geralmente, o problema persiste quase todas as noites, por pelo menos quatro semanas. Isso geralmente ocorre quando dor ou a medicação de condições médicas atrapalham o sono. Isso pode incluir artrite, doença de Parkinson, asma, alergias, alterações hormonais ou problemas de saúde mental.



Sintomas de insônia


Os sintomas diferem dependendo das circunstâncias individuais. No entanto, existem sintomas comuns, incluindo:


  • Estar acordado por longos períodos à noite.

  • Não conseguir adormecer.

  • Acordar várias vezes durante a noite.

  • Acordar muito cedo e ser incapaz de voltar a dormir.

  • Sentir-se cansado e grogue na manhã seguinte.

  • Achar difícil se concentrar ou funcionar corretamente.

  • Sentir-se irritado.


Se você suspeitar que esteja sofrendo de insônia, entre em contato conosco para agendar uma avaliação.



Tratamento para insônia


É importante primeiro falar com seu médico para eliminar qualquer causa física. O seu médico pode recomendar que você tome remédios para ajudá-lo a dormir. Para algumas pessoas, esse pode ser um tratamento eficaz, mas é importante tentar descobrir a causa subjacente do problema.


Hipnoterapia é uma ótima opção de tratamento para insônia. A hipnoterapia para insônia pode combater qualquer possível causa, ajudando a relaxar e a adormecer. Por exemplo, se a ansiedade ou a depressão são a fonte da sua insônia, a hipnose para o sono pode complementar o tratamento existente. Superar esses problemas ajuda a melhorar seu padrão de sono. Como alternativa, se um hábito está causando sua insônia (como álcool), a hipnoterapia para insônia vai te ajudar a acabar com esse hábito.


Hipnoterapia para insônia


Enquanto alguns problemas de sono terão uma causa óbvia, outros não. A hipnoterapia para insônia pode ser útil se você não souber por que está tendo dificuldades para dormir. Usando várias técnicas, um hipnoterapeuta entrará em contato com seu subconsciente para descobrir o que pode ter desencadeado o problema. Uma vez que a causa é encontrada, um tratamento personalizado criado pelo hipnoterapeuta pode começar.


Quando sofre de insônia por um longo período de tempo, os padrões de distúrbios do sono podem se incorporar ao seu subconsciente. A hipnose para insônia visa se comunicar com isso e sugerir mudanças positivas. Essas sugestões vão quebrar os padrões negativos de pensamento que causam o problema.


Uma parte importante da hipnoterapia para a insônia é ensiná-lo a relaxar. Para algumas pessoas, a tensão física ou mental pode dificultar o sono. Um hipnoterapeuta pode usar técnicas de relaxamento, como relaxamento muscular progressivo para ajudar a reduzir a tensão.


Muitas vezes na GMO Hipnoterapia, o hipnoterapeuta ensina a auto-hipnose. Isso te ajuda a desenvolver uma rotina, bem como aprender a lidar com os gatilhos que causam o problema. Usar a hipnose para insônia em casa ajudará você a levar as ferramentas que aprendeu na sala de sessões para a sua vida cotidiana.


O número de sessões de hipnoterapia necessárias dependerá de suas circunstâncias pessoais. Algumas pessoas precisam apenas de uma sessão, enquanto outras podem exigir um trabalho mais profundo. Uma consulta inicial com seu hipnoterapeuta lhe dará uma melhor compreensão de quantas sessões você pode precisar.


Possíveis causas


Existem muitas causas possíveis para o problema. Em alguns casos, pode ser apenas uma causa que leva à insônia, enquanto outros podem experimentar uma combinação de fatores.


Algumas das possíveis causas de insônia incluem:


Condições físicas de saúde

Pode ser difícil adormecer se você sofre de uma condição de saúde que causa dor. Da mesma forma, se você tem uma condição que afeta sua respiração, como asma.


Há uma chance de que o medicamento que você está tomando esteja afetando seu sono. Se você suspeitar de um problema de saúde ou acredita que seu medicamento pode estar causando seu problema de sono, fale com seu médico.


Saúde mental

Certas preocupações de saúde mental podem criar problemas para dormir. Por exemplo, uma pessoa que sofre de depressão severa tem mais chances de sofrer de insônia. O humor baixo que vem com a depressão também pode ser intensificado quando uma pessoa está com falta de sono.


A ansiedade é outra condição frequentemente associada à insônia. A ansiedade pode fazer uma pessoa se sentir tensa, preocupada e oprimida. Esses sentimentos podem dificultar o sono. A mente da pessoa geralmente está acelerada ao tentar dormir, sentindo como se não pudesse "desligar". A preocupação também pode atrapalhar o sono e a pessoa pode acordar a noite toda. Se esse padrão continuar, a preocupação de não dormir o suficiente pode se transformar em um ciclo vicioso.


Estilo de vida

Os hábitos diários e o estilo de vida podem influenciar os padrões de sono. Se você bebe álcool regularmente, por exemplo. O álcool é um estimulante e, embora possa parecer fácil adormecer depois de algumas bebidas, geralmente leva a um sono ruim. Da mesma forma, drogas e cafeína podem levar a problemas de sono. Qualquer dependência de substância provavelmente afetará a maneira como você dorme, portanto, é importante buscar tratamento. Se você sofre de insônia, é recomendável reduzir a ingestão de cafeína.


Trabalhar até tarde da noite pode dificultar o desligamento do cérebro. O trabalho em turnos pode causar estragos no relógio interno e dificultar o sono. Se seu trabalho (ou estresse relacionado ao trabalho) está causando sua insônia, pode valer a pena reavaliar suas horas.


O tratamento da insônia geralmente só é eficaz quando você sabe qual é a causa subjacente. Falar com um profissional, como um hipnoterapeuta, pode ajudá-lo a descobrir a raiz do problema.


Dicas para melhorar sua rotina de sono


  • Crie uma rotina. Tente ir para a cama e acordar todos os dias na mesma hora.

  • Exercite regularmente. O exercício ajuda a reduzir o estresse e mover seu corpo o deixará fisicamente cansado.

  • Reduzir o álcool, cafeína e nicotina. Substitua chá e café por chás de ervas.

  • Evite refeições grandes tarde da noite. Coma comidas leves a noite. Refeições pesadas dificultam o desligamento do corpo durante a digestão.

  • Faça do relaxamento uma prioridade. Dedique algum tempo à noite para tomar um banho quente ou ler um livro.

  • Mantenha os dispositivos eletrônicos fora do quarto. Estudos descobriram que dispositivos eletrônicos afetam o sono. Tente mantê-los fora do quarto e pare de usá-los uma hora antes de dormir.

  • Escreva uma lista de tarefas. O sono pode ser difícil se você estiver ocupado pensando em todas as coisas que precisa fazer no dia seguinte. Tire as preocupações da cabeça e anote-as.

  • Faça o seu quarto mais agradável para dormir. Garanta que sua cama e travesseiros sejam confortáveis ​​e mantenha seu quarto fresco e escuro.



Se os sintomas da sua insônia estão atrapalhando sua vida agende sua consulta conosco aqui.


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