top of page

Ansiedade

Muitos de nós sabemos como é estar estressado, preocupado ou nervoso com alguma coisa. Geralmente, esses sentimentos são passageiros e desaparecem tão rapidamente quanto aparecem. Para aqueles com ansiedade, no entanto, esses sentimentos duram mais e podem ser muito mais intensos.


Se você tem um transtorno de ansiedade, pode evitar certas situações porque está preocupado que isso aconteça. Isso pode dificultar as tarefas diárias e impedir que você faça o que deseja.


A hipnoterapia para ansiedade visa buscar a causa raiz do problema e mudar seu relacionamento com a ansiedade.


O que é ansiedade?


Nós, humanos, evoluímos para nos proteger. Uma das maneiras de fazer isso é através da reação de "lutar, fugir ou congelar". Se nosso cérebro percebe uma ameaça ou perigo, ele libera hormônios para nos preparar para fugir, lutar ou congelar. Esses hormônios incluem adrenalina e cortisol, e nos fazem sentir mais vigilantes do que está acontecendo. Eles também fazem nosso coração bater mais rápido, para que o sangue seja enviado para onde é mais necessário quando estamos sob ataque. É um ótimo sistema, mas à medida que a sociedade se desenvolve, geralmente temos menos necessidade dele. Para muitos de nós, o sistema é ativado quando não há perigo físico presente. Por exemplo, nossa resposta de luta, fuga ou congelamento pode ser acionada por nosso gerente, solicitando que adicionemos outra tarefa à nossa lista de tarefas. Acabamos internalizando os sentimentos e nos encontramos sentados em nossas mesas, com o coração batendo forte, sem ideia de como fazê-lo parar.


A ansiedade se torna um problema de saúde mental quando começa a afetar a vida diária.

Você sofre algum desses sintomas de ansiedade?


A ansiedade parecerá diferente para todos, no entanto, existem aqui alguns sintomas com os quais você pode se relacionar se tiver ansiedade:


  • Pensar demais

  • Dores de cabeça

  • Dor no peito

  • Tontura

  • Dificuldade para dormir

  • Respiração mais rápida

  • Náusea

  • Batimento cardíaco acelerado ou irregular

  • Ranger de dentes / Bruxismo

  • Inquietação


Tipos de ansiedade


Como a ansiedade é uma parte normal da vida, pode ser difícil reconhecer quando está se tornando um problema. No entanto, se você estiver sentindo fortes sentimentos de ansiedade, ou eles durarem muito tempo, isso pode se tornar cansativo e esmagador.


Os sintomas e problemas associados à ansiedade diferem entre cada indivíduo, mas, dependendo do tipo de problema que você enfrenta, você pode ser diagnosticado com um transtorno de ansiedade mais específico, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico ou fobia social.


  • Transtorno de ansiedade generalizada | Aqueles com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) se sentem ansiosos com frequência e podem não saber o porquê. A ansiedade pode interferir na vida diária, pois os pacientes podem se preocupar seriamente com a família, dinheiro e saúde. A condição geralmente é diagnosticada quando um indivíduo passa pelo menos seis meses se preocupando excessivamente com os problemas do dia a dia. Pode ser um distúrbio difícil de conviver, pois pode parecer que não há alívio da ansiedade.

  • Síndrome do pânico | O transtorno do pânico é caracterizado por intensos sentimentos de terror, que podem atingir repentinamente e sem aviso prévio. Um sintoma comum são os ataques de pânico, embora nem todos que experimentam um ataque de pânico tenham transtorno de pânico. Aqueles que são diagnosticados com transtorno do pânico muitas vezes sentem constantemente medo de ter um ataque de pânico. É esse medo que muitas vezes pode levar a ataques de pânico, onde se torna um ciclo vicioso.

  • Transtorno de ansiedade social | O transtorno de ansiedade social (também conhecido como fobia social) envolve sentimentos extremos de ansiedade e desconforto em situações sociais. Alguns dos sinais comuns de ansiedade social incluem o medo de estar por perto e interagir com as pessoas e de ser julgado negativamente pelos outros.

  • Hipocondria | Mais comumente associada ao TOC, a hipocondria é um tipo específico de fobia ou ansiedade, que pode tornar a vida cotidiana extremamente difícil. Alguém com hipocondria se preocupa bastante com a saúde e pode pensar que não está bem quando está. Eles checam seu corpo regularmente quanto a sinais de doença, incluindo nódulos, dores ou outras sensações físicas incomuns. Eles também podem ter um medo de morrer extremo.



Outras formas de transtornos de ansiedade incluem:


  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

  • Transtorno de estresse pós-traumático


Como posso reduzir a ansiedade?


Ansiedade é uma coisa difícil de se conviver. Pode parecer exaustivo, afetando nossa saúde mental e física. Se você sofre de ansiedade, de qualquer forma, saiba que não está sozinho e que existem muitas ferramentas para ajudá-lo.


O que funciona melhor para você dependerá da natureza de sua ansiedade e de suas circunstâncias pessoais. Para algumas pessoas, técnicas de auto-ajuda como meditação, exercícios respiratórios e diários são suficientes para controlar os sintomas de ansiedade. Para outros, é necessária mais orientação profissional.


A hipnoterapia para ansiedade traz mudanças positivas, não apenas nos sintomas de ansiedade, mas em seu relacionamento com a própria ansiedade.


A hipnoterapia para ansiedade vai funcionar pra mim?


A hipnoterapia para ansiedade ajuda a aumentar os sentimentos de confiança e autoconfiança enquanto reduz os sentimentos de medo e intensa preocupação. Isso pode ajudá-lo a desenvolver a capacidade de acessar o estado mental necessário para superar as emoções muitas vezes esmagadoras que acompanham a ansiedade. A hipnose visa acessar seu subconsciente para identificar os fatores/eventos causadoras ressignificando-os e promovendo mudanças positivas. O cliente irá aprender o que desencadeia sua ansiedade e por quê, além de mudar a maneira como reage a ela. Seu hipnoterapeuta o guiará a um estado de profundo relaxamento. Uma vez que seu corpo e sua mente estejam totalmente relaxados, seu hipnoterapeuta poderá acessar sua mente subconsciente identificando a emoção atrelada ao problema.


Como funciona a sessão de hipnoterapia para ansiedade?


Para começar, você geralmente discutirá o que espera alcançar da hipnoterapia com seu hipnoterapeuta. Seu hipnoterapeuta fará perguntas para tentar estabelecer quaisquer gatilhos ou causas para a maneira como você se sente. Eles vão explicar como funciona a hipnoterapia, explicando o processo para você, para que você saiba o que esperar e esteja com a atitude mental correta.


Após sua consulta inicial, seu hipnoterapeuta começará ajudando você a entrar em um estado de relaxamento. Pode ser solicitado que você se concentre nas sensações físicas, bem como pense no que pode desencadear sua ansiedade.


Depois de reconhecer essas sensações, seu hipnoterapeuta o guiará para a parte da sua mente onde a ansiedade se iniciou, ressignificando os eventos causadores. Depois da ressignificação, sugestões positivas serão utilizadas e também gatilhos hipnóticos (a idéia por trás dessa técnica é que, quando você começar a se sentir ansioso ou com medo, você aciona o gatilho então as sugestões ou palavras calmantes entrarão em sua mente consciente e o ajudarão a lidar com a situação. )


Você pode achar que precisa apenas de uma ou duas sessões para ajudá-lo a entender por que se sente assim e o que pode fazer para lidar com isso, ou pode precisar de mais. Em termos de quantas sessões você tiver, poderá discutir isso conosco.


Na GMO Hipnoterapia também ensinamos técnicas de auto-hipnose às quais você pode recorrer quando achar necessário. Oferecemos gravações para fortalecer as sugestões positivas em casa.


Se os sintomas da sua ansiedade estão atrapalhando sua vida agende sua consulta conosco aqui.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page