top of page

Dores e dores crônicas

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Existem muitas causas de dor a longo prazo, incluindo condições como artrite e fibromialgia. Preocupações como essa exigem intervenção médica e um plano de tratamento da dor. Para muitos, abordagens complementares como a hipnoterapia fazem parte desse plano.


Aqui, veremos o gerenciamento da dor crônica e, em particular, como a hipnose para o alívio da dor pode ajudar.


O que é dor crônica?


Existem dois tipos diferentes de dor - dor aguda e crônica. A dor aguda (também chamada de dor de curto prazo) geralmente é resultado de um acidente ou doença temporária. Nesse caso, seu médico fará um diagnóstico irá sugerir maneiras de gerenciar a dor (por exemplo, analgésicos).


A dor crônica ou a longo prazo geralmente é mais complicada. A dor pode ser resultado de uma condição médica ou pode não haver nenhuma causa óbvia. Isso não significa que a dor não é real, apenas torna o tratamento muito mais complexo.


Algumas doenças e condições são bem conhecidas por causar dor, por exemplo:



A artrite é uma condição que causa inflamação e endurecimento das articulações. Dependendo da gravidade, a dor pode ser leve ou severa, dificultando a vida cotidiana.


Câncer


A maioria das pessoas que desenvolvem câncer experienciam dor em algum momento. Isso pode ser devido aos próprios tumores ou ao tratamento do câncer. Novamente, o grau de dor dependerá das circunstâncias individuais.


Dores de cabeça e enxaquecas


Dores de cabeça que causam dor repentina e aguda na cabeça e podem durar de 15 minutos a três horas. Elas tendem a aparecer em grupos, deixando a pessoa com muita dor.

A enxaqueca é uma forma particularmente dolorosa de dor de cabeça que pode causar vômitos e sensibilidade à luz e ao som.


Síndrome da dor regional complexa


Essa condição geralmente se desenvolve após uma lesão ter sido sofrida. A dor após a lesão é contínua e tende a ser desproporcional à lesão original.


Endometriose


Essa condição ginecológica ocorre quando células como as encontradas no útero são encontradas em outras partes do corpo. Para alguns, a condição é indolor. A maioria, no entanto, experimenta dor pélvica, dor intensa durante o período menstrual e dor durante / após o sexo.


Fibromialgia


A causa da fibromialgia é amplamente desconhecida. Seus sintomas incluem dores generalizadas com músculos rígidos.


Esclerose múltipla (EM)


A EM é uma condição que afeta o cérebro, nervos e medula espinhal. Cerca de metade das pessoas com EM experimentará dor. As fibras nervosas danificadas causam uma sensação de queimação / facada.


Ciática e dor nas costas


Ciática ocorre quando o nervo ciático é irritado pelas costas (o que geralmente acontece após um disco deslizado). Isso causa dor nas pernas dos pacientes. Outras formas de dor nas costas podem ser causadas por lesões anteriores ou uso excessivo dos músculos.



Lidando com a dor

Se você sentir dor regularmente, é importante considerar como administrar sua dor. Por mais tentador que seja ficar deitado na cama e não se mexer, na maioria dos casos isso só piora as coisas. A inatividade pode fazer com que seu corpo fique rígido e com o tempo você perde força. Isso pode afetar seu sono e humor.


Exercícios suaves podem realmente funcionar como uma forma natural de alívio da dor. Não deixe de consultar seu médico para descobrir quais exercícios você pode fazer com segurança. Procure algo que não force demais o seu corpo, como:


  • Caminhadas

  • Yoga

  • Natação

Às vezes, basta levantar-se e ser ativo é suficiente. Escute seu corpo e não se esforce demais.


Muitas pessoas com condições crônicas requerem alguma forma de fisioterapia. Isso será realizado por profissionais médicos como parte do seu plano de tratamento. A fisioterapia geralmente envolve exercícios de alongamento, manipulação e outros exercícios de alívio da dor.


Medicamentos e analgésicos também podem fazer parte do seu plano de tratamento da dor crônica. O seu médico deve sempre aconselhar isso. Os analgésicos podem ser eficazes, no entanto, é importante usá-los com segurança, pois podem ter efeitos colaterais.


Outro aspecto importante do controle da dor envolve observar o elo entre o corpo e a mente.


Hipnose para alívio da dor


As terapias que abordam o vínculo mente-corpo são frequentemente recomendadas para aqueles que lidam com dores a longo prazo. Estresse e ansiedade são efeitos colaterais comuns da dor e podem até piorar a sensação. O modo como a mente responde à dor também se vincula à percepção das sensações físicas.


Ajudar a reduzir o estresse e alterar os padrões de pensamento relacionados à dor pode, portanto, fazer uma enorme diferença na percepção da dor. Para isso, muitos optam pela hipnoterapia.


Quando você está sob hipnose, você se concentra no relaxamento e no desapego dos pensamentos perturbadores. Isso temporariamente afina a parte consciente da sua mente, abrindo-o para o poder da sugestão. Nesse ponto, seu hipnoterapeuta pode fazer sugestões para incentivar o alívio da dor. A maioria dos hipnoterapeutas também dará sugestões pós-hipnóticas, permitindo que você realize a auto-hipnose após o término das sessões.


Em vez de convencê-lo de que sua dor não existe, a hipnose para dor visa controlar qualquer medo e ansiedade que você possa ter em relação à sua dor. Também ajuda a reduzir o estresse e relaxar o sistema nervoso, ajudando-o a se tornar menos reativo à dor.


Durante uma sessão de hipnoterapia GMO, a causa raiz da dor é identificada e o evento/trauma ressignificado, podendo causar o alívio imediato e permanente da dor.


O número de sessões necessárias dependerá das circunstâncias individuais; no entanto, a hipnose para dor geralmente dura entre quatro e 10 sessões. Aqui na GMO Hipnoterapia oferecemos áudios (não inclusos no valor da sessão) para você usar em casa, para que você possa continuar a empregar técnicas de hipnose.


A hipnoterapia é uma terapia natural sem efeitos colaterais e é uma ferramenta eficaz para usar como parte de seu plano de gerenciamento da dor crônica.


Se você sofre com dores crônicas agende sua consulta conosco aqui.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page