top of page

Artrite reumatóide

O poder da sugestão e das imagens mentais é uma ferramenta muitas vezes esquecida pelos médicos; no entanto, pode ser de grande ajuda para quem sofre de doenças degenerativas, como osteoartrite e artrite reumatóide.


A palavra “artrite” deriva das palavras gregas artron, articulação e itis, inflamação. Em outras palavras, artrite significa literalmente "inflamação das articulações".


Como o subconsciente controla todas as ações circulatórias, musculares, químicas e hormonais, a hipnose também pode direcionar a produção de condrócitos, que aumentam o crescimento de uma nova cartilagem saudável. Quanto mais proteção nas articulações, mais conforto e mobilidade são criados.


A hipnose também pode ser usada para regular o fluxo e a distribuição de endorfinas, que são os produtos químicos para "sentir-se bem" que o corpo usa para criar conforto e relaxamento. Usar a hipnose para regular a produção de endorfina desempenha um grande papel em colocar o cliente no controle.




A artrite reumatóide é uma doença crônica que se caracteriza pela inflamação do revestimento, ou sinóvia, das articulações. Esta doença pode levar a lesões articulares de longo prazo, resultando em dor crônica, perda de função e possibilidade de incapacidade total. A artrite reumatóide (AR) progride em três estágios distintos. O primeiro estágio da doença é o inchaço do revestimento sinovial. Esse inchaço causa dor, calor, rigidez, vermelhidão e inchaço ao redor da articulação. O segundo estágio é a rápida divisão e crescimento das células, ou pannus, que causa o espessamento da sinóvia. No terceiro estágio, as células inflamadas liberam enzimas que podem digerir ossos e cartilagens. Quando isso acontece, pode fazer com que a junta em questão perca a sua forma e alinhamento. Isso leva a mais dor associada à perda de movimento.


A causa exata da artrite reumatóide é desconhecida. Acredita-se, entretanto, que não haja uma causa exata para essa doença. Os pesquisadores agora estão debatendo se a AR é uma doença ou várias doenças diferentes que compartilham características comuns. Sabe-se que o sistema imunológico do corpo desempenha um papel importante na artrite reumatóide. Na verdade, a AR é referida como uma doença da doença imunológica porque as pessoas com AR apresentam uma resposta anormal do sistema imunológico. No sistema imunológico normal e saudável, os glóbulos brancos produzem anticorpos que protegem o corpo contra substâncias estranhas. Pessoas com AR têm um sistema imunológico que confunde o tecido saudável do corpo com um invasor estrangeiro e o ataca.


A artrite reumatóide se apresenta em muitas frentes diferentes e de muitas maneiras diferentes. Isso significa que o tratamento médico precisa ser adaptado ao indivíduo. Para fazer isso, é necessário levar em consideração a gravidade da artrite, outras condições médicas que possam estar presentes e o estilo de vida. Os métodos de tratamento atuais se concentram em aliviar a dor, reduzir a inflamação, interromper ou desacelerar os danos nas articulações e melhorar a capacidade do corpo de funcionar corretamente, ajudando a desenvolver e manter uma sensação de bem-estar.


A artrite tem mais de 100 formas e é uma causa muito comum de deficiência física. Não há cura para a artrite, mas existem tratamentos disponíveis que podem aliviar a dor e ajudar o paciente a permanecer ativo. Além disso, a maneira como uma pessoa lida com a artrite pode depender muito do comportamento e da atitude. Se esforços reais são feitos para controlar ativamente a artrite, então é possível obter algum controle sobre a dor.

Hipnoterapia e Artrite


Existem estudos realizados envolvendo hipnoterapia e artrite. Em um estudo foram encontradas correlações entre os níveis de dor, ansiedade e depressão e, após a hipnoterapia, houve reduções clínica e estatisticamente significativas na dor, ansiedade e depressão e aumentos no material imunorreativo do tipo beta-endorfina. Isso revela que a hipnoterapia pode desempenhar um papel importante na superação dos sintomas dolorosos associados à artrite.


Um caso dramático foi relatado no Journal of the American Medical Association de uma menina de 10 anos com diagnóstico de artrite reumatóide juvenil que respondeu minimamente a grandes doses de aspirina e fisioterapia durante um período de 7 semanas. Os médicos decidiram tentar a hipnoterapia e 4 horas após sua segunda sessão, a menina conseguiu andar de bicicleta e não sentiu dores. Duas outras sessões de reforço foram dadas e a menina permaneceu bem durante os três anos até a época do relatório.


Pesquisa realizada por Gay, Philippot e Luminet mostrou que a hipnoterapia foi eficaz no tratamento da dor causada pela osteoartrite. O estudo mostrou que a hipnose é eficaz, pois reduziu mais de 50% da dor osteoartrítica após apenas quatro semanas de tratamento. Essa redução foi mantida até o acompanhamento de 6 meses.


Com a ajuda da hipnoterapia, o cliente pode obter uma vantagem distinta no controle e, em alguns casos, até na reversão das limitações da artrite. O tratamento deve incluir a aplicação de auto-hipnose. Algumas sessões aqui na GMO dão início ao tratamento e, com o auxílio de gravações de áudio e auto-hipnose, o cliente pode começar a efetuar mudanças saudáveis ​​e realmente positivas em sua vida.


A hipnoterapia é uma terapia natural sem efeitos colaterais e é uma ferramenta eficaz para usar como parte de seu plano de gerenciamento da dor crônica.

A hipnoterapia é uma terapia natural sem efeitos colaterais e é uma ferramenta eficaz para usar como parte de seu plano de gerenciamento da dor crônica.


Se você sofre com dores crônicas agende sua consulta conosco aqui.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page